terça-feira, 11 de maio de 2010

Algumas questões curiosas e por vezes polémicas...

... que talvez devessem interessar a quem quer que se interesse por Antropologia Económica:

- Será que os "objectos de prestígio" estudados por Marcel Mauss no Ensaio Sobre a Dádiva eram, como ele sugere, antecedentes da moeda, ou eram exactamente o inverso de moedas?

- Em que medida é que a interpretação de Marshal Sahlins dos grupos de caçadores-recolectores como "sociedades da abundância" põe em causa os pressupostos (e definições) clássicos da economia?

- Será mais esclarecedor e adequado abordar o sistema económico Inca a partir da lógica da reciprocidade (como Wachtel), ou da manipulação ideológica da expoliação económica (como Godelier)?

- Que semelhanças e diferenças é que existirão entre o "desaparecimento do produtor no produto", que Geffray aponta na economia Macua, e fenómenos que ocorrem no nosso tipo de sociedades?

- É concebível que a crença em espíritos e feitiços seja compatível com a segurança e o trabalho em indústrias modernas (piscadela de olho, claro, às minhas pesquisas na Mozal)?

- Será que o facto de as pessoas que negoceiam nos mercados financeiros partilharem a teoria marginalista do valor (em que este só existe no mercado, pelo jogo da oferta e da procura) nos ajuda a compreender as práticas aparentemente irracionais que conduziram à actual crise económica?

- Continua a existir centralidade do trabalho, nesta época de globalização?

2 comentários:

Pedro L. disse...

Caro professor, gostaria de saber se tem recebido os meus mails.
Enviei 2 mails para os quais não obtive resposta, um no dia 15 e um outro hoje.
Tenho usado o endereço deste blog porque é o unico de que disponho mas não percebo se chegaram ao destino.....já é habito o meu mail dar problemas nesse aspecto...

Ass: Pedro Leal

Anónimo disse...

A foto escolhida para o blog não poderia ser melhor.
Além do movimento social, esta retrata muito bem (não sei se Salgado pensou nisso) a desnaturalização das desigualdades sociais, momento de conscientização cidadã.
Sou professor e tenho lutado para que muitos vivam essa necessidade. Tenho colaborado igualmente para a desnaturalização das desigualdades sociais e injustiças que sofrem muitos de meus alunos por meio do blog http://cafecomsociologia.blogspot.com/
Sei que não é o suficiente, mas busco como posso colaborar de alguma forma.