quinta-feira, 12 de março de 2009

Do evolucionismo à ambiguidade do poder


Pois é, people...
A internet é um manancial de textos interessantes para quem quer estudar os primeiros passos da abordagem do político pela antropologia e similares, ou os case studies mais clássicos.
Tomem lá uma lista de links:

De Lewis Morgan (o senhor da foto), Ancient Society. Para as questões do político interessam mais o capítulo 1 e a parte II, embora toda a lógica do livro seja, precisamente, correlacionar 'artes de subsistência', formas de família e de governação.
Para quem torce o nariz ao inglês, a versão portuguesa chama-se Sociedade Primitiva (ora tomem!) e está em quase todas as bibliotecas.

De James Frazer, The Golden Bought. Aqui, interessa sobretudo a parte relativa à realeza sagrada. Ouvi dizer que também há tradução em português, mas nunca lhe puz a vista em cima.

De Marx & Engels, Manifesto do Partido Comunista. É um documento deliberadamente panfletário e, por vezes, simplificador do trabalho do velho Karl, mas estão lá os elementos centrais da sua visão de evolução política.

De E.E. Evans-Pritchard, "Os Nuer do sul do Sudã0", um artigo que é assim a modos que um concentrado do célebre livro.

De Pierre Clastres, "Troca e poder: filosofia da chefia índia", um muito estimulante capítulo de A Sociedade Contra o Estado.

Por fim, de Alfred Adler, "Fazedores de chuva, fazedores de ordem", um percurso por várias variantes de realeza sagrada (ou próximas dela) e controle social sobre essas figuras poderosas e ambíguas.

Divirtam-se.

Sem comentários: